O QUE É UM SISTEMA CENTRAL DUTADO?
Aparelhos centrais de ar condicionado são aplicados quando existem grandes áreas e volumes a serem climatizados. Normalmente são vistos em shoppings, cinemas, casas noturnas, anfiteatros, ambientes comerciais de grande porte e etc. Este sistema é composto por um módulo trocador de calor (evaporador) aliado a uma caixa de ventilação. Os principais dados do sistema são a capacidade da máquina, vazão de ar na evaporadora, pressão estática nos dutos e temperatura de evaporação na serpentina. Estes sistemas não devem ser instalados sem um projeto executivo detalhado, desta maneira evita-se super dimensionamentos e sistemas muito mais caros energéticamente e do ponto de vista de aquisição.
Vantagens do sistema central de ar condicionado
- Climatização com menor custo energético e uniforme em todos os ambientes;
- Menor gasto de energético, afinal todos os pontos irão manter a mesma temperatura;
- Aplicação variável conforme necessidade arquitetônica;
- Distribuição de ar mais efetiva e planejada em projeto;
Em contrapartida, existem algumas desvantagens como:
- Não existe controle individual de temperatura;
- Deve-se atentar ao nível de ruído na análise de projeto;
- Pouca mão de obra disponível no mercado para manutenção;
- Maior custo de aplicação do sistema.
MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE DUTOS DE AR CONDICIONADO
– Quando deve ser feita?
A legistlação vigente, definida pela portaria Nº 3.523, de 28 de Agosto de 1998, determina a exigência da elaboração do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) para ambientes climatizados com capacidade térmica acima de 60.000 BTU/H instalada. Os dutos de ar devem ser limpos conforme PMOC específico de cada localidade para manter a qualidade do ar.
A frequência de limpeza é definida pelo responsável técnico baseado nas legislações locais. A legislação foi renovada pela lei nº 13.589, de 4 de Janeiro de 2018, que obriga a implementação do PMOC em edifícios de uso público e coletivo, assim como a adoção das normas da ABNT para garantir a boa qualidade do ar interior.
Limpeza dos dutos de ar devem ser feitas seguindo as normas da NBR 14679 e 15848. Definidas pela ABNT são as normas que definem como devem ser feitos os serviços de limpeza e manutenção de sistemas de ar condicionado. Segundo a norma vigente, a necessidade de limpeza deve ocorrer sempre que for encontradas sujeidades conforme descritas na norma. Havendo a necessidade de limpeza dos dutos de ar, esta deve ser executada de acordo com a ABNT NBR 14679.
– Quais os riscos de negligênciar o seu sistema?
A manutenção preventiva periódica dos sistemas de condicionamento de ar não visam somente a conservação e eficiência do sistema como também garantem a diminuição dos riscos de doenças respiratórias, ausências por motivos de doenças e até mesmo riscos de processos trabalhistas. Entretanto, ao negligênciar essa manutenção a sua empresa corre risco de levar multas e até mesmo interdição pelos órgãos fiscalizadores municipais.
mais informações no nosso site.