Devido à de crise econômica e energética no Brasil a conta de luz ficando a cada dia mais salgada desta maneira, torna-se essencial descobrir formas de economizar energia. Qualquer redução de custos, com certeza já gera um alívio para o bolso da família brasileira. Mas, e se houver uma forma de ter uma redução sistemática nas despesas mensais? Saiba que isso é totalmente possível, e a Solatium te apresenta agora mesmo o que deve ser feito parta você gastar menos, sem perder a qualidade de vida!
Se planejar é a melhor maneira para economizar energia!
Existem várias soluções técnicas que garantem economizar energia. A economia passa a aparecer no próximo mês após a instalação. Entretanto, sempre haverá um investimento a ser feito na aquisição de infra-estrutura de sua casa ou negócio. Dessa maneira, o consumidor entender que os investimentos voltam para o seu bolso em prazos variados, paybacks, conforme cada solução.
a) Troca das Lâmpadas pelos modelos de LED
Os dispositivos de iluminação LED possuem larga vantagem em relação as outras opções do mercado. A lista abaixo é convincente:
– Eficiência de aproximadamente 142 lúmens/W, contra 10 lúmens/W e 56 lúmens/W para as lâmpadas incandescentes e fluorescentes, respectivamente;
– A redução no custo energético de iluminação pode chegar a incríveis 93% com a substituição pela lâmpada de led;
– Vida útil superior, ocasionando uma necessidade de troca de lâmpadas 15 vezes menor.
Esta solução possui o menor payback. Devido a eficiência das lampadas LED e sua vida útil superior em alguns meses a energia economizada paga a substituição. Após este prazo a economia persiste.
b) Escolha Eletrodomésticos Ecologicamente Corretos
Para facilitar na escolha de produtos ecologicamente corretos, confira sempre:
• Se o produto possui o selo PROCEL, que indica sua criação e desenvolvimento otimizados para gerar menor consumo de energia, ou;
• Se o produto tem o selo CONPET, que avalia produtos que utilizam gás.Sobre o selo PROCEL, este apresenta uma classificação do A ao G, sendo A para registrar menor consumo e G, o máximo permitido. Já o selo CONPET avalia os eletrodomésticos que usam gás (seja o gás GLP ou GN). Deve estar presente, por exemplo, em fogão e forno a gás. Assim como acontece com os produtos elétricos (avaliados pelo consumo de energia), os eletrodomésticos a gás podem receber um selo indicativo que varia de A ao E, sendo o A o consumo mais eficientee o E, menos eficiente.Outras dicas para reduzir a conta de luz e contribuir para a sustentabilidade são:• Nunca colocar a geladeira e fogão lado a lado;
• Não aproveitar o motor da geladeira para secar roupas;
• Esperar acumular boa quantidade de roupas para executar a lavagem, utilizando os medidores adequados para o volume de água (alguns modelos de lavadoras possui opção de “lavagem econômica”, então fique atento);
• Geladeira com dispenser (“torneira” que fica na parte externa da geladeira, para servir água) contrubui na economia de energia;
c) Contrate uma empresa especialista em ar condicionado
O ar condicionado é o grande vilão do consumo energético das cidades. Estima-se que o consumo energético relativo ao ar é de aproximadamente 60% do valor nas edificações que possuem ar condicionado. A escolha do aparelho certo para cada edificação é fundamental para garantir bons investimentos a curto, médio e longo prazo.
A manutenção de ar condicionado também é peça fundamental neste processo de economia de energia. Aparelhos sujos, com poeira nas serpentinas e nos terminais elétricos tendem a consumir de 10 a 20% mais energia. Por isso é fundamental manter os aparelhos com a manutenção preventiva sempre em dia. Desta maneira é possível diminuir também os custos na substituição de peças e máquinas do ar condicionado.
Outro fator importante é a escolha certa do aparelho que vai climatizar seu ambiente. O ideal é sempre solicitar assessoria de um profissional. Projeto detalhado, cálculo de carga térmica precisa, planos de mautenção operação e controle (PMOC), seleção equipamentos mais eficientes para cada área, cálculo do consumo energético por tempo de funcionamento, enfim, são utilizados vários métodos técnicos para definir o sistema adequado para cada área.
d) Painéis solares
Esta é uma das soluções mais promissoras do mercado quando o assunto é como economizar energia. No marcado brasileiro existem basicamente duas soluções ligadas a energia solar que vem ganhando destaque.
Painéis solares para aquecimento de água já são utilizados para prover água quente em residências e redes hoteleiras por um preço muito acessível. Com paybacks variando de 2 a 3 anos, investimentos baixos e alta durabilidade, estes equipamentos são um dos melhores investimentos do mercado atualmente. Saiba mais em nosso post exclusivo deste assunto.
Painéis solares fotovoltaicos, por sua vez, são a sensação do mercado da energia no mundo. Com preços em queda e paybacks cada vez mais atraentes esta solução vem ganhando espaço e confiança por parte do consumidor. Sua garantia também se estaca, muitas marcas aparecem dando 30 anos de garantia de funcionamento. Saiba mais sobre painéis solares fotovoltaicos no nosso post exclusivo deste assunto.
2. Assessoria de Eficiência Energética realizada pela Solatium:
Já pensou ter todas as soluções de economia de energia em um só lugar?
Nós somos especialistas em eficiência energética em construções. Conte com nossa empresa para realizar uma avaliação completa e sem custos do seu padrão de consumo. Desta maneira podemos apresentar as melhores formas de otimizar e reduzir seu consumo de energia elétrica. Com pacotes e produtos de alta tecnologia e serviços de ponta, estamos certos de que podemos oferecer investimentos sustentáveis e financeiramente atraentes.
Entre em contato agora mesmo!