Síndrome do edifício doente (SED), a importância da manutenção da sua refrigeração
Há pouco foi descoberto que os edifícios apresentam deficiências em suas construções levando em consideração o fator ventilação e refrigeração, devido ao fato da falta de manutenção, sendo assim foi observado que tais edifícios sofrem da Síndrome do Edifício Doente, pelo qual foi reconhecida pela OMS em 1982.
Essa deficiência se dá pela negligência e falta de PMOC (plano de manutenção operação e controle de ar condicionado), dentro desse plano há uma periodicidade para que a higienização do sistema de ventilação esteja conforme a NBR
Prevenção
Como prevenção desses casos, desde já citado deve-se o PMOC com manutenção e higienização do sistema de ventilação dentro dos edifícios, sendo assim ainda que sua empresa possa ser afetada em menor grau e sem consequências tão desastrosas a curto prazo é preciso estar atento que equipamentos sem manutenção consomem muito mais energia e contribuem para o absenteísmo no trabalho.
O fato de gerar alergias corriqueiras nos seus funcionários e usuários, atrapalha o rendimento trazendo mal-estar no andamento das atividades diárias, além do fato de possíveis multas aplicadas à sua organização por órgãos fiscalizadores.
Tendo em mente que se trata de um problema tão sério, como você pode prevenir que ocorra no seu estabelecimento?
É que se dê andamento a um processo de higienização e manutenção de aparelhos de ar condicionado e limpeza frequente dos filtros dos aparelhos de ar-condicionado, limpeza frequente da mobília do ambiente, além de cuidado especial com o controle de animais e pragas em regiões próximas ao edifício.
Além disso, quando se fala especificamente da climatização do ambiente, existe uma solução relativamente simples que orientar todos os cuidados necessários com equipamentos de ar-condicionado a fim de evitar qualquer tipo de patologia no prédio. Essa solução é o PMOC.
O PMOC, ou Plano de Manutenção, Operação e Controle de sistemas de ar-condicionado orienta a manutenção necessária no sistema para que os empreendedores fiquem tranquilos em relação à qualidade do ar do seu negócio, sendo exigido por lei para sistemas com mais de 60.000 BTU/h ou 5TR.
Existe, inclusive, uma multa para certos tipos de estabelecimentos e locais que utilizam um sistema de ar-condicionado acima de 60.000 BTU/h e não possuem um PMOC atualizado. Vale ressaltar que a potência se soma em toda a edificação.
Como a SOLATIUM pode te ajudar?
Quer evitar que sua empresa seja o próximo local a virar notícia por conta de um surto epidemiológico devido a má qualidade do ar? Quer simplesmente garantir o bem-estar de seus funcionários e clientes?
Nossa empresa possui conhecimento em projetos na área de climatização, já tendo prestado serviços de PMOC e também estudos de Carga Térmica para diversos clientes. Fale conosco!